Blog
- Home
- Blog
- Especialista convidado
- Assaduras: quais medidas tomar diante desse vilão?
Assaduras: quais medidas tomar diante desse vilão?

Vamos falar um pouquinho das assaduras, também chamadas de dermatite de fraldas, que mexem com o coração de qualquer mamãe que se sente a pior do mundo quando tira aquela fralda inocente e dá de cara com um baita vermelhão! A dermatite de fraldas pode ter várias causas. É bom lembrar que a pele coberta pela fralda está abafada 24 horas e, portanto, é uma pele que deve estar sempre seca e protegida.
E qual pomada usar para essa proteção?! Eu costumo dizer que qualquer pomada de prevenção serve para proteger essa pele. A diferença entre as que existem hoje no mercado é basicamente a textura. Tem aquela mais oleosa, aquela que gruda mais, aquela mais densa, aquela de textura boa para remover… Enfim, pra todos os gostos! O importante é saber que independente da pomada que você escolher, a forma de limpá-la deve ser suave e sem fricção no local.
Mas e o lenço umedecido?!? Gente, o lenço umedecido é uma invenção genial, mas deve ser usado com cautela. Não há indicação de usar em todas as trocas. É difícil deixar a pele seca com o uso dele. Prefira lavar a pele e secá-la sempre que possível!
E alergia à fralda, existe?! Na grande maioria das vezes não ocorre alergia à fralda… o que acontece é a dermatite, que quando abafamos vira um ciclo chato e dolorido de tratar…
Então vamos aos lembretes:
✅ Lave suas mãos antes das trocas!
✅ Trocar as fraldas com frequência;
✅ Não usar pomadas com antifúngicos e corticoide sem indicação médica;
✅ Deixar a pele seca após a limpeza;
✅ Utilizar uma pomada protetora a cada troca de fraldas!
✅ Não usar lenços umedecidos com frequência!
✅ E por último, a limpeza dever ser feita sempre de frente para trás, sobretudo nas meninas!